Nascentes - De onde bebemos...
Saberes, princípios e estudos que irrigam nossa prática — matriz viva de conhecimento.
Nossa atuação é profundamente ancorada em saberes, princípios e estudos que compõem uma matriz viva de conhecimento. Bebemos de uma base teórica e científica robusta, que compreende a criança como um sujeito integral, o adulto como o responsável e orientador do desenvolvimento, e os ambientes como espaços dinâmicos de interação e crescimento.
Mantemos um compromisso constante com a atualização, alinhando nossa prática a princípios informados sobre trauma. Nosso propósito é garantir a defesa da infância e da adolescência e fomentar a criação de vínculos seguros em todas as esferas: entre crianças, pais, escolas, instituições e comunidades.
As principais fontes que inspiram e direcionam nossa metodologia são:
Teoria do Apego (John Bowlby)
Neurociência do Desenvolvimento e Trauma (Bessel Van der Kolk, Gabor Maté, Peter Levine, Stephen Porges, Liana Netto, Ediane Ribeiro, Sue Gerhardt, Nadine Burke Harris, Hugo Monteiro Ferreira)
Educação Positiva (Escola da Educação Positiva)
Comunicação Não Violenta (Marshall Rosenberg)
Estudos Sociais (educação antirracista, educação sexual, neurodivergências)
Políticas Públicas Brasileiras (Estatuto da Criança e do Adolescente e Legislação Brasileira)
E um conjunto diversificado de referências que fundamentam e expandem nossa visão.
A lista completa de referências, sempre atualizada, pode ser acessada via QR code abaixo.