Cada projeto é uma semente plantada que reflete nossos pilares. A Escuta Terapêutica é um exemplo poderoso de como aplicamos os saberes, princípios e estudos de nossas "Nascentes" para fortalecer as relações dentro da escola.
Realizamos um trabalho contínuo de escuta e acolhimento com todos os profissionais da instituição — da gestão aos times de apoio, incluindo corpo docente, administração, cozinha, manutenção e limpeza. Nosso foco é cultivar um ambiente onde cada pessoa se sinta valorizada, parte ativa e corresponsável pela trajetória da escola.
Esta ação reforça o pilar "Troncos e Ramos", pois apoia a sustentação e expansão das equipes por meio de um cuidado genuíno. Além disso, ao promover um espaço de escuta e colheita afetiva ("Flores e Frutos"), geramos um impacto que permeia toda a comunidade, criando pontes e fortalecendo os vínculos.
Acreditamos que a transformação começa no aprofundamento do conhecimento. Por isso, o workshop "Desenvolvimento Infantil e a Importância da Escola", um projeto fundamental que reforça nosso pilar "Troncos e Ramos: Formação de Equipes".
Neste workshop, capacitamos profissionais para compreender temas essenciais que impactam diretamente o ambiente escolar. Abordamos a importância de entender as Experiências Emocionais Adversas na Infância (EEAIs), o Desenvolvimento do Cérebro da Criança, os Traumas, a Corregulação Emocional e a Autorregulação.
Ao trazer o que há de mais novo e significativo no entendimento da infância, ajudamos a sustentar e expandir a força da equipe, equipando educadores e gestores para criar espaços mais conscientes, acolhedores e preparados para o desenvolvimento integral de cada criança.
Nosso workshop de Apego Seguro, realizado com o corpo docente da escola, é um exemplo prático desse pilar e do nosso compromisso com a formação de equipes ("Troncos e Ramos").
Neste encontro, mergulhamos no fundamental conceito do Apego Seguro e seus Quatro Pilares essenciais: Proximidade, Proteção, Previsibilidade e Play (Brincadeira). Abrimos também um espaço rico para Perguntas e Respostas, garantindo que o conhecimento se aprofunde e se personalize para a realidade da escola.
Nosso objetivo com essa capacitação é claro: dotar os educadores com as ferramentas necessárias para gerar um acolhimento ainda maior às crianças, permitindo que elas se sintam seguras, vistas e, assim, se tornem verdadeiras protagonistas dentro da instituição. Ao fortalecer o vínculo e o cuidado, contribuímos para que as crianças floresçam ("Flores e Frutos") e a comunidade escolar se torne uma "Floresta" de relações mais seguras e conscientes.
Nosso workshop sobre "Workshop Teoria Polivagal" é focado em nutrir e expandir a força das equipes ("Troncos e Ramos").
Iniciamos cada encontro com uma reflexão profunda, reconhecendo os sentimentos de inadequação ou incerteza que podem surgir na rotina. Esse momento de acolhimento é essencial para criar um espaço seguro e receptivo.
Em seguida, mergulhamos no fascinante universo do Nervo Vago e da Teoria Polivagal. De forma simples e acessível, sem jargões complexos, explicamos como a compreensão do nosso sistema nervoso autônomo pode revolucionar a forma como nos conectamos e reagimos. Trazemos exemplos práticos do dia a dia da escola, ilustrando como o estado do nosso sistema nervoso influencia a aprendizagem, o comportamento e o bem-estar de crianças e adultos.
Mais do que a teoria, focamos em oferecer recursos e abordagens práticas que podem ser aplicadas diretamente com as crianças. Nosso objetivo é claro: equipar os educadores com conhecimento e ferramentas tangíveis para gerar mais acolhimento às crianças e a si mesmos, fortalecendo a conexão professor-aluno. Ao cultivar essa presença e capacidade de regulação, os professores ajudam as crianças a florescerem ("Flores e Frutos") e a se tornarem protagonistas em um ambiente escolar mais seguro e consciente.
Nosso projeto de palestra/workshop sobre Conexão Professor-Aluno, focado em nutrir e expandir a força das equipes ("Troncos e Ramos").
Iniciamos cada encontro com uma reflexão profunda, reconhecendo os sentimentos de inadequação ou incerteza que podem surgir na rotina. Esse momento de acolhimento é essencial para criar um espaço seguro e receptivo.
Para fomentar a discussão e a percepção dos professores, utilizamos perguntas-chave que convidam à autoanálise e à identificação de desafios diários. Por exemplo, questionamos: "Pensando na rotina de vocês e dos alunos, quais são os maiores desafios ou momentos de estresse que poderiam ser aliviados com uma maior autorregulação e atenção plena?". Essa abordagem prática nos permite mergulhar na realidade do corpo docente.
Neste workshop, introduzimos o tema da Teoria Polivagal, mostrando como a compreensão do nosso sistema nervoso autônomo pode revolucionar a forma como nos conectamos e reagimos em sala de aula, sempre de forma simples e acessível, sem termos técnicos complexos.
O objetivo é claro: equipar os educadores com conhecimento e ferramentas para gerar mais acolhimento às crianças e a si mesmos, fortalecendo a conexão professor-aluno. Ao cultivar essa presença e autorregulação, os professores ajudam as crianças a florescerem ("Flores e Frutos") e a se tornarem protagonistas em um ambiente escolar mais seguro e consciente.
Acreditamos que a transformação acontece quando todos os elos reconhecem como parte de um mesmo ecossistema. Por isso, valorizamos e investimos na formação e no fortalecimento de todas as equipes ("Troncos e Ramos"), incluindo os profissionais de cozinha e limpeza, que são fundamentais para o bem-estar e o desenvolvimento das crianças.
Realizamos um workshop exclusivo para os profissionais de cozinha e limpeza da escola. Para isso, trouxemos uma parceira especializada em gastronomia, que abordou temas cruciais como organização e microbiologia. Além do conhecimento técnico, o workshop se dedicou à clareza de cargos e responsabilidades, sempre com um enfoque acolhedor.
O foco principal de todo o encontro foi a criança. Mostramos como o trabalho impecável dessas equipes, desde a preparação dos alimentos à manutenção dos ambientes, impacta diretamente a saúde, a segurança e o acolhimento que as crianças recebem. Ao reconhecerem a importância de suas funções e o vínculo com os pequenos ("Flores e Frutos"), esses profissionais sentem-se ainda mais parte ativa e corresponsáveis pela jornada da instituição.
A transformação profunda acontece quando há clareza, intencionalidade e cuidado em todas as esferas. Nosso workshop "Cargos e Responsabilidades", voltado à gestão e administração escolar, foca em nutrir e expandir a força das equipes ("Solo Fértil" e "Troncos e Ramos").
Com um acolhimento cuidadoso, apresentamos cenários que permitem à gestão e administração identificar e compreender suas responsabilidades de forma clara. O objetivo é duplo: garantir o cuidado primordial com as crianças e, ao mesmo tempo, fomentar o acolhimento mútuo e o pensamento proativo de cada membro da equipe.
Este workshop vai além da discussão, culminando na entrega de um relatório detalhado de análise de cargos e responsabilidades. Nele, são identificados pontos fortes e desafios específicos a serem aprimorados, visando uma melhor fluidez dos processos.
Ao otimizar a organização interna, buscamos transformar a escola em um ambiente sadio e harmonioso para toda a equipe, e essa cultura de bem-estar, naturalmente, se reflete positivamente nas crianças, que se beneficiam de um espaço mais estável e feliz para florescerem ("Flores e Frutos").